Segundo a ABNT NBR 5410:2004
4.1.1 Proteção contra choques elétricos
As pessoas e os animais devem ser protegidos contra choques elétricos, seja o risco associado a contato acidental com parte viva perigosa, seja a falhas que possam colocar uma massa acidentalmente sob tensão.- Aterramento para proteção
- Aterramento funcional
Tipos de um eletrodo de aterramento:
Hastes verticais: usadas principalmente quando as camadas mais profundas do solo têm menor resistividade, e que são muito práticas, por serem de fácil cravação;
Eletrodos horizontais: enterrados usualmente a profundidade da ordem de 0,5 metros, são usados principalmente quando a maior preocupação é o controle do gradiente de potencial na superfície do solo.
Vamos exemplificar:
- Esquema TN
Este regime é adequado quando:
– A secção dos condutores fase não é inferior a 10 mm² em cobre, e 16 mm² em Alumínio.
– O receptor é alimentado por uma canalização móvel.
- Esquema TT
O esquema TT possui um ponto da alimentação diretamente aterrado, e as massas da instalação são ligadas a eletrodos de aterramento eletricamente distintos do eletrodo de aterramento da alimentação.
- Esquema IT
Consequência de um mau aterramento
Ao contrário do que muitos pensam, as consequências que um aterramento deficiente pode causar não se limitam aos aspectos de segurança. Os principais efeitos de um aparelho ou equipamento mal aterrado é o choque elétrico ao seu usuário/operador, bem como a resposta lenta ou ausente dos sistemas de proteção (fusíveis, disjuntores/reles etc). Entretanto, outros problemas operacionais também podem ter origem no aterramento deficiente. Nesse sentido segue uma de ocorrências constatadas no dia a dia:
- Queima de CI’s (circuitos integrados) ou placas eletrônicas.
- Queimas ou danos em aparelhos eletrônicos.
- Funcionamento irregular (travamentos ou interferências na tela) de computadores.
- Aquecimento anormal de inversores, conversores, motores e etc.
- Interrupção de comunicação entre a máquina e o pc (CNC, CPL e etc)
A importância de ter um aterramento vai de proteger o usuário dos aparelhos eletrodomésticos ou industriais das descargas atmosféricas (raios) até facilitar o funcionamento dos dispositivos de proteção (fusíveis, disjuntores/reles, etc…). É preciso lembrar que correntes elétricas de apenas 0,05 ampere já podem provocar graves danos ao organismo.
REFERÊNCIAS
http://www.hager.pt/catalogo-de-produtos/distribuicao-de-energia/proteccao/esq.-ligacao-a-terra/esquema-tn/41369.htm
http://joinville.ifsc.edu.br/~luis.nodari/Aterramento%20el%C3%A9trico/Esquemas_de_Aterramento.pdf