5 de abril de 2025
Energia

Energia Solar – Uma breve introdução

Todos os dias, o sol irradia uma quantidade enorme de energia – chamada Energia Solar. A Energia Solar é considerada uma das mais sustentáveis, abundantes e limpas. O sol, em um dia, é capaz de irradiar o que o planeta inteiro é capaz de consumir em um ano! A evolução da tecnologia nos fez capaz de utilizar esse abundante recurso de algumas maneiras. Em 2015, o projeto Desert Sunlight Solar na Califórnia foi aberto e ainda é um das maiores usinas fotovoltaicas do mundo, gerando 550 megawatts de eletricidade, suficiente para 150 mil casas.

Painel Solar

Um painel Solar é um conjunto de módulos fotovoltaicos eletricamente conectados e montados sobre uma estrutura de suporte. Estes painéis podem ser usados como um componente de um sistema fotovoltaico maior para gerar eletricidade para uma residência ou até mesmo comércio/indústria.

Essa tecnologia pode ser amplamente classificada como:

Solar Ativa: relacionadas ao uso de energia solar que utilizam equipamentos mecânicos ou elétricos para melhorar o desempenho ou para processar a energia obtida convertendo-a em energia elétrica ou mecânca.

Solar Passiva: são os sistemas utilizados para capturar e acumular o calor da energia solar diretamente. São chamados passivos porque não tem nenhum dispositivo eletromecânico para circular o calor.

Status atual no mercado

A instalação de painéis de energia solar tem crescido exponencialmente no mundo, segundo o site época negócios, entre 2017 e 2018, a geração distribuída havia mostrado expansão de 172%, contra 86% nas grandes usinas. A expectativa para 2019 foi de 44%.
Os países que mais investem nessa tecnologia hoje são:

China: País com maior capacidade de produção de energia solar instalada, totalizando 78.100 MW, em 2016. também liderando o ranking de países que mais instala sistemas fotovoltaicos.
Japão: Possui a segunda maior capacidade de energia solar instalada, com produção de 42.800 MW, totalizando 14,1% da produção mundial.
Alemanha: Mesmo sendo um país com baixa insolação, a Alemanha é o terceiro no mundo em capacidade de produção de energia solar, somando 41.200 MW, sendo responsável por 13,6% da produção global.

No Brasil, segundo relatório da International Renewable Energy Agency (IRENA), é produzido apenas 79 GWh de energia solar, dados de 2015. Abaixo está o mapa do Brazil com a média anual de insolação diária (horas).

Fonte: ATLAS Solarímétrico do Brasil. Recife : Editora Universitária da UFPE, 2000. (adaptado)

Apesar de promissora, existe a desvantagem de custo de implantação de um sistema fotovolteico e baixa eficiência no processo, que varia de 15% a 25%. Uma alternativa para facilitar a aquisição de equipamentos de geração solar fotovoltaica é o Projeto de Lei do Senado (PLS) nº 371, de 2015, que autoriza o uso de recursos do Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS) para aquisição e instalação de equipamentos destinados à geração de energia elétrica a partir de fontes renováveis em residências.


Referências:
[1] http://www2.aneel.gov.br/aplicacoes/atlas/pdf/03-Energia_Solar(3).pdf
[2] http://hccengenharia.com.br/energia-solar-no-mundo-conheca-paises-que-apostam-nessa-tecnologia/
[3] https://epocanegocios.globo.com/Economia/noticia/2019/01/epoca-negocios-energia-solar-deve-crescer-44-no-brasil-em-2019-com-impulso-de-geracao-distribuida.html

Posts Relacionados

Teoria aerodinâmica inovadora do MIT pode transformar o futuro da energia eólica

Henrique Magalhães

Cientistas revelam: Cobrir rodovias com painéis solares pode revolucionar a geração de energia e reduzir acidentes

Henrique Magalhães

Energia Hidrelétrica – Visão Geral

Henrique Magalhães

Aplicações da Energia Eólica

Henrique Magalhães

Novo método revoluciona estabilidade das células solares de perovskita — Um passo crucial para a energia do futuro

Henrique Magalhães

Energia Eólica – Uma breve história

Henrique Magalhães

A corrida pelo ‘Hidrogênio Dourado’ — Será a nova solução ou um risco desconhecido?

Henrique Magalhães

Vietnã estuda retomar energia nuclear para garantir segurança energética

Henrique Magalhães

Turbina eólica hexagonal sem pás promete abastecer cidades inteiras

Henrique Magalhães
Inscrever-se
Notificar de
guest

1 Comentário
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
André Brandão

Massa mano, espero que um dia tenhamos tecnologia com melhores eficiências de geração de energia elétrica a partir da fonte solar, é um área que merece estudo e desenvolvimento, para um dia podermos ver esse mundo mais limpo e saudável
estudo engenharia mecânica, achei um livro no seu site e aproveitei pra ver essa página aqui
energias renováveis também é um assunto que me interesso e pretendo trabalhar de alguma forma nessa área.
Bom site esse seu

1
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x