21 de setembro de 2024
Notícias

Vitória de Elon Musk: X derruba lei de moderação de conteúdo na Califórnia

A plataforma de mídia social X, de Elon Musk, obteve uma vitória judicial na quarta-feira (04/09), conseguindo bloquear parcialmente uma lei da Califórnia que exige que as empresas de redes sociais publiquem suas políticas de combate à desinformação, assédio, discurso de ódio e extremismo.

Elon Musk entrou com uma ação judicial no ano passado para impedir que a lei entrasse em vigor. (Imagem: Reuters)

Três juízes do 9º Tribunal de Apelações dos Estados Unidos, em São Francisco, anulou a decisão de um juiz de instância inferior, que havia recusado suspender a aplicação da nova lei californiana.

A lei impõe às grandes plataformas de mídia social a obrigação de emitir relatórios públicos detalhando suas práticas de moderação de conteúdo, além de fornecer dados sobre o número de postagens ofensivas e como foram tratadas.

Musk processou o estado no ano passado para impedir que a lei entrasse em vigor, alegando que ela violava as proteções à liberdade de expressão garantidas pela Primeira Emenda da Constituição dos EUA.

Nem a equipe jurídica de Musk, nem a procuradoria-geral da Califórnia, que defendeu a medida, responderam imediatamente aos pedidos de comentários sobre a decisão.

O caso de X é apenas um dos muitos desafios legais em torno da autoridade dos estados para regulamentar as empresas de mídia social.

Em maio, a Suprema Corte dos EUA determinou que tribunais de instâncias inferiores revisassem se as leis de moderação de conteúdo de redes sociais no Texas e na Flórida levantavam preocupações com a Primeira Emenda.

No processo movido pela X, o juiz distrital dos EUA, William Shubb, em Sacramento, havia se recusado a bloquear a lei californiana em dezembro, alegando que ela não era “injustificada ou excessivamente onerosa no contexto da lei da Primeira Emenda”.

No entanto, o tribunal de apelações discordou, afirmando que os requisitos da lei eram “mais extensos do que o necessário” para alcançar o objetivo do estado de forçar as plataformas de mídia social a serem transparentes sobre suas políticas de moderação.

O painel ordenou que o tribunal de instância inferior revisasse se a parte da lei referente à moderação de conteúdo poderia ser separada de outras disposições.

Posts Relacionados

Se você tem essa extensão do Chrome instalada, seus dados podem estar sendo espionados – desinstale agora

Henrique Magalhães

Bluesky anuncia chegada de vídeos: “Está quase pronto”

Henrique Magalhães

Mais do mesmo? iPhone 16 chega com Apple intelligence e câmeras redesenhadas

Henrique Magalhães

Homem cria máquina para varrer os besouros dentro de sua plantação

Henrique Magalhães

Tune.FM quer pagar artistas 100x mais que o Spotify – Tudo em criptomoedas

Henrique Magalhães

O que a cadeirada do Datena nos ensina sobre Física? – Uma análise das leis de Newton no debate na Cultura

Henrique Magalhães

Miguel Santos, criança prodígio de 9 anos aprovado em Engenharia de Software

Henrique Magalhães

Austrália propõe limitar acesso de jovens às redes sociais: “É uma epidemia”

Henrique Magalhães

Vietnã estuda retomar energia nuclear para garantir segurança energética

Henrique Magalhães
Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x