Energia Hidrelétrica é a maior e mais utilizada fonte para produzir energia no mundo. Seu funcionamento é baseado em princípios básicos da física: quedas d’água que geram uma grande pressão, gerando uma alta energia cinética. Numa estação de hidrelétrica, as quedas d’água fazem turbinas girarem e, através de indução magnética, o gerador converte a energia mecânica das turbinas em energia elétrica.
Para que o processo seja eficiente, precisamos que a água esteja em movimento. Observe a imagem abaixo:

A barragem cria uma cabeça d’água suficientemente alta para que a água escoe apenas com a ação da gravidade. A tubulação carrega a água do reservatório para as turbinas.
Saiba mais sobre turbinas, leia este artigo:
O escoamento do fluido para as turbinas em uma hidrelétrica é semelhante as de turbinas eólicas. Quanto mais fluidos passar e quanto mais rápido for, mais energia irá gerar.
A localização de uma hidrelétrica deve ser bem analisada e estudada por um especialista. Precisa ser determinado, exemplo, a altura total da barragem, para saber se produzirá energia suficiente. Além de várias outras questões ambientais.
Estimativa da Potência
A potência em uma barragem pode ser estimada por dois fatores: Escoamento da água e altura da barragem:
Escoamento significa o volume passando pelos tubos em um certo tempo. O Escoamento é dado em m³/s.
A altura se trata da distância vertical da queda d’água.
Portanto, teoricamente, a potência é diretamente proporcional a esses fatores:
Q – escoamento em m³/s
H – altura em metros
c – Constante (densidade*gravidade)
Ficando a equação:
P = Q*H*c
Hidrelétricas no Brasil
Apesar do Brasil representar o terceiro maior potencial hidráulico do mundo (atrás apenas da Rússia e China), o país importa parte da energia hidrelétrica que consome. Isso ocorre em razão de que a maior hidrelétrica das Américas e segunda maior do mundo, a usina de Itaipu, não é totalmente brasileira.
Usina hidrelétrica de Itaipu

Localizada na divisa com o Paraguai, 50% da produção pertence a eles, porém, como não consomem esse montante, acabam que vendendo parte para o Brasil. O Brasil também compra esse tipo de energia da Argentina.
Usina hidrelétrica de Sobradinho

A barragem de sobradinho comporta o maior lago artificial do Brasil e o décimo maior do mundo. Apesar das grandes dimensões, não consegue produzir tanta energia por conta da altura da queda d’água.
REFERÊNCIAS
[1] RENEWABLE ENERGY TECHNOLOGIES: COST ANALYSIS SERIES[2] https://www.sogeografia.com.br/