O robô humanoide apresentado no Japão é montado em um veículo de construção ferroviária, o que significa que ele utiliza a base desse tipo de veículo para se locomover e realizar tarefas de manutenção ao longo das linhas ferroviárias. O robô é projetado para manutenção ferroviária, realizando atividades como reparo de linhas elétricas e inspeção de trilhos. Ele combina a mobilidade de um veículo de construção com a capacidade avançada de um robô para executar tarefas específicas com segurança e eficiência.
Desenvolvido pela Jinki Ittai Co., Ltd., em colaboração com a West Japan Railway (JR West), o robô é baseado no modelo “Zero Type Jinki Ver.2.0”. Ele pode realizar uma série de tarefas de infraestrutura ferroviária, como pintar suportes de linhas elétricas e cortar árvores que obstruem o trajeto dos trens. Além disso, o robô é capaz de realizar trabalhos perigosos, como manutenção em linhas de alta tensão, inspeção de trilhos e reparo de estruturas danificadas, reduzindo significativamente o risco de acidentes para os trabalhadores.
Montado em um Veículo Ferroviário
O robô gigante está montado sobre um veículo de construção ferroviária, o que lhe permite se deslocar ao longo dos trilhos enquanto realiza suas funções. Suas características avançadas incluem braços articulados, que podem ser controlados remotamente por um operador dentro do veículo. Utilizando um sistema de controle com alças e uma tela montada na cabeça, o operador tem uma visão em tempo real, graças às câmeras nos “olhos” do robô, permitindo um manuseio preciso durante a operação.
Funções e Capacidades
O robô possui mãos intercambiáveis que podem levantar até 40 kg, além de alcançar alturas significativas para realizar manutenção em áreas elevadas. Sua capacidade de executar tarefas complexas e perigosas com precisão reduz a exposição humana a riscos como quedas e choques elétricos.
Outro destaque é sua habilidade de ser controlado remotamente, utilizando uma combinação de realidade virtual e controles avançados, o que melhora ainda mais a segurança e a eficiência das operações.
Segurança e Redução de Riscos
Com esse robô humanoide, a JR West espera reduzir em até 30% a dependência de trabalhadores humanos em tarefas manuais perigosas, além de minimizar interrupções nos horários dos trens, já que muitas atividades de manutenção poderão ser realizadas mais rapidamente.
Potencial Futuro
O robô está atualmente em fase de testes e deve ser totalmente implementado nos próximos dois anos. Além disso, há planos de expandir suas funções para incluir outras tarefas, como manutenção de túneis rodoviários e substituição de semáforos, o que poderia levá-lo a ser utilizado em outros setores além das ferrovias.
Com esse avanço, o Japão continua a liderar o caminho na automação e no uso de robótica para melhorar a segurança e a eficiência em áreas cruciais de infraestrutura.