12 de dezembro de 2024
Notícias

Miguel Santos, criança prodígio de 9 anos aprovado em Engenharia de Software

Miguel Santos, um menino autista e superdotado de apenas 9 anos, foi aprovado no curso de Engenharia de Software pela Faculdade Unoeste, em Presidente Prudente, São Paulo. Com um talento notável para números e fascinado por ciências exatas, Miguel sonha em se tornar engenheiro aeroespacial.

Apesar de ainda estar cursando o 4º ano do Ensino Fundamental, Miguel já coleciona conquistas impressionantes. Membro da Mensa, uma sociedade internacional para pessoas com alto QI, ele já descobriu cerca de 200 exoplanetas e acumulou mais de 60 medalhas em olimpíadas de conhecimento, sendo a maioria delas na área de matemática.

Segundo sua mãe, Josiane Santos, o interesse de Miguel por números e robótica surgiu cedo, e o que inicialmente foi atribuído ao hiperfoco característico do autismo revelou ser um talento extraordinário. Josiane conta que, aos quatro anos, o garoto foi capaz de montar um quebra-cabeça de mil peças em menos de duas horas.

O diagnóstico de autismo veio após vários anos de observação e exames. Em 2021, um neuropediatra confirmou que, além do Transtorno do Espectro Autista (TEA), Miguel também apresentava altas habilidades, anteriormente conhecidas como superdotação. A família e profissionais especializados têm trabalhado para estimular o desenvolvimento do menino, sem desviar seu foco natural para ciências e números.

Um futuro cientista

Miguel, que se encanta por tudo relacionado à pesquisa científica, já visitou o Laboratório de Modelagem Computacional de Consequências da Unioeste, onde são realizadas simulações de acidentes nucleares e radiológicos. Lá, ele teve a oportunidade de conhecer professores e saber mais sobre o Programa de Pós-graduação, demonstrando um grande interesse em seguir na área acadêmica.

Apesar de sua aprovação em Engenharia de Software, Miguel ainda não poderá ingressar no curso superior devido à Lei de Diretrizes e Bases (LDB), que exige o certificado de conclusão do ensino médio para o ingresso na faculdade. Contudo, sua família e professores acreditam que o futuro do jovem prodígio é brilhante, com muitas oportunidades à frente.

Autismo e altas habilidades

Os pais de Miguel começaram a perceber seu comportamento diferenciado ainda quando ele era bebê. Após uma série de exames e testes, ele foi diagnosticado com autismo. No entanto, foi somente com uma avaliação mais aprofundada que a família descobriu seu grande potencial para altas habilidades.

Agora, com acompanhamento adequado, Miguel está sendo estimulado a desenvolver suas capacidades ao máximo, enquanto segue com seus interesses intensos em ciência e tecnologia.

Posts Relacionados

A chave para o futuro da eletrônica? — Pesquisadores desenvolvem transistores com novos materiais 2D

Henrique Magalhães

Meta é acusada de usar ilegalmente dados de usuários australianos para treinar IA sem consentimento

Henrique Magalhães

Japão lança robô gigante para manutenção de ferrovias e linhas aéreas

Henrique Magalhães

Bluesky libera vídeo: usuários já podem compartilhar clipes curtos

Henrique Magalhães

Se você tem essa extensão do Chrome instalada, seus dados podem estar sendo espionados – desinstale agora

Henrique Magalhães

Musk critica duramente plano de lei contra desinformação na Austrália

Henrique Magalhães

Threads facilita compartilhamento com outras redes sociais abertas com novo recurso de link direto

Henrique Magalhães

X está contratando especialistas em cibersegurança no exterior — Salários até 259 mil dólares por ano

Henrique Magalhães

O que a cadeirada do Datena nos ensina sobre Física? – Uma análise das leis de Newton no debate na Cultura

Henrique Magalhães
Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x