Uma faixa que mede a acidez do suor pode alertar atletas e trabalhadores sobre o excesso de esforço físico.
Faixas elásticas com sensores que mudam de cor podem revelar o quanto os músculos estão trabalhando ao medir a acidez do suor na pele.
Esse dispositivo pode ser útil para melhorar a segurança de trabalhadores em atividades fisicamente exigentes, como na construção civil, além de ajudar atletas a otimizar seus treinos, diz John Rogers, da Universidade Northwestern, em Illinois.
“Se você perceber que seu pH está caindo para níveis muito baixos, seria uma boa ideia parar o exercício,” explica Rogers. “Caso contrário, você pode acabar com dores musculares. Mas o sensor também te avisa se você não se exercitou o suficiente.”
Durante exercícios de alta intensidade, os músculos produzem uma substância química chamada lactato. Com o esforço contínuo, os níveis dessa substância no sangue começam a aumentar à medida que as pessoas se aproximam de seus limites físicos. Isso pode causar uma sensação de queimação nos músculos, perda repentina de energia e fadiga extrema. Quanto mais em forma a pessoa está, mais tempo e com maior intensidade ela pode se exercitar antes que os níveis de lactato no sangue atinjam patamares elevados.
Por esse motivo, atletas de elite costumam monitorar os níveis de lactato no sangue durante o treinamento. No entanto, esse monitoramento geralmente requer a coleta de amostras por meio de um pequeno furo no dedo, e muitas equipes estão tentando desenvolver alternativas não invasivas.