Neste post irei falar sobre um conceito geral de capacitância. Definições, abreviações, unidades.
Figura 1: Capacitor de 470 µF.
Em todo capacitor há capacitância que indica a capacidade em armazenar energia. A maioria dos capacitores tem valores abaixo de 1 F. Denominamos C a propriedade que os capacitores têm de armazenar cargas elétricas (na Figura 1, C=470 µF). Caso não tivéssemos a informação, conseguiríamos descobrir o valor da capacitância através do quociente entre a quantidade de carga Q e a diferença de potencial (V) que existe entre as placas do capacitor, ficando com:
C=Q/V
a unidade de medida é Farad, abreviação F. Farad é o número de coulomb que pode ser armazenado por volt, sendo a afirmação abaixo também verdadeira:
1F=1C/1V
Um capacitor é um sistema constituído por dois condutores separados por um isolante. Na Figura 2 podemos ver um capacitor aberto onde é identificado duas placas de metal separadas por um material chamado de dielétrico, normalmente um material isolante – ele não conduz eletricidade.
Figura 2: Capacitor eletrolítico aberto.
Atualmente os capacitores são usados em aplicações de corrente contínua, como temporizadores, retificadores e em corrente alternada para correção do fator de potência, filtros passivos, entre outros.