A OpenAI anunciou, nesta quinta-feira, que já conta com mais de 1 milhão de usuários pagantes em seus produtos voltados para empresas, como o ChatGPT Enterprise, Team e Edu, demonstrando a crescente adoção do chatbot graças ao seu avançado modelo de linguagem.
Esse número representa um aumento significativo em relação aos 600 mil usuários registrados em abril, evidenciando que o esforço do CEO Sam Altman para que as empresas utilizem o ChatGPT para uso corporativo está trazendo resultados.
Além disso, o site The Information informou que a OpenAI está considerando a criação de assinaturas de maior valor para novos modelos de linguagem, como o Strawberry, voltado para raciocínio profundo, e o Orion, um novo modelo principal.
Nas discussões iniciais da OpenAI, os preços de assinatura para esses novos modelos chegaram a ser cotados em até US$ 2.000 por mês, de acordo com uma fonte com conhecimento direto das negociações.
Atualmente, o plano ChatGPT Plus custa US$ 20 por mês, e a versão gratuita do modelo continua a ser usada por centenas de milhões de usuários mensalmente. A OpenAI, que recebe suporte da Microsoft, está trabalhando no modelo Strawberry, com o objetivo de permitir que a IA realize pesquisas aprofundadas, como foi revelado com exclusividade pela Reuters no início de julho.
O Strawberry envolve uma técnica especializada chamada de “pós-treinamento”, que adapta os modelos de IA generativa da OpenAI para melhorar seu desempenho em tarefas específicas após terem sido treinados com grandes volumes de dados generalizados.
Essas discussões sobre novos preços surgem após relatos de que a Apple e a Nvidia estariam em negociações para investir na OpenAI como parte de uma nova rodada de financiamento, que pode elevar o valor da empresa para acima de US$ 100 bilhões.
Na semana passada, a startup de IA por trás do popular ChatGPT anunciou que o aplicativo já alcançou mais de 200 milhões de usuários ativos semanalmente, dobrando o número de usuários desde o outono passado.