Nesse artigo trago as principais bombas utilizadas nas industrias. Pretendo explicar o funcionamento de cada uma delas e ilustrar com exemplos reais. Bombear qualquer fluido diz respeito, basicamente, em transferir o líquido presente em um reservatório e levar para outro. Neste post não irei falar sobre as bombas de ar.
Bomba Centrífuga
- Pressão de descarga menor
- Vazão de descarga maior
- Mais baratas
Também chamada de bomba dinâmica, nesse tipo de bomba é considerada a conversão de energia cinética de rotação para a energia hidráulica de hidrodinâmica do fluxo de fluido. Sendo que a energia rotacional vem de um motor a parte. Esta ação é realizada empregando os conceitos do Princípio de Bernoulli.
Caracterizadas por operarem com altas vazões, pressões moderadas e fluxo contínuo. Os usos mais comuns são: sucção de água, esgoto, petróleo. Podemos encontrá-los também em alguns aspiradores de pó que utilizam ventiladores centrífugos.
Bomba Alternativa
- Pressão de descarga maior
- Vazão de descarga menor
- Mais caras
Também chamada de bomba volumétrica, é normalmente dividido entre os tipos rotativas e pistão. Dentro de cada tipo existem os subtipos, são eles:
Rotativas:
- Lóbulo
- Engrenagem
- Parafuso
Lóbulo e a engrenagem são muito semelhantes, baseia-se em engrenagens que empurram o fluido para uma direção.
No caso do parafuso usam o mesmo princípio, porém para dosagens muito pequenas, para situações que exigem muita precisão.
Pistão:
- Simples Efeito
- Duplo Efeito
- Diafragma
No Simples Efeito o pistão só “empurra” o líquido, na de Duplo Efeito o pista “succiona” o liquido e depois libera a quantidade que está armazenada. Nesse segundo caso existe mais precisão pois sempre iremos saber a quantidade de água bombeada, por exemplo, pela quantidade de vezes que o pistão fez o movimento. No caso do Diafragma, existe uma parte hidráulica onde fica armazenada o líquido responsável pela transferência de energia.
Em resumo, utilize uma bomba centrífuga para as seguintes condições de serviço:
- Produtos pouco viscosos;
- Serviços com baixas pressões de descarga (transferência).
Utilize uma bomba alternativa nas seguintes situações:
- Produtos de médias à altas viscosidades;
- Serviços de recalque com baixa vazão e alta pressão;
- Serviços nos quais é necessário um fluxo constante independente de variações de pressão e viscosidade;
- Serviços de pressurização, recalque, e atomização.