21 de setembro de 2024
Notícias

Vitória de Elon Musk: X derruba lei de moderação de conteúdo na Califórnia

A plataforma de mídia social X, de Elon Musk, obteve uma vitória judicial na quarta-feira (04/09), conseguindo bloquear parcialmente uma lei da Califórnia que exige que as empresas de redes sociais publiquem suas políticas de combate à desinformação, assédio, discurso de ódio e extremismo.

Elon Musk entrou com uma ação judicial no ano passado para impedir que a lei entrasse em vigor. (Imagem: Reuters)

Três juízes do 9º Tribunal de Apelações dos Estados Unidos, em São Francisco, anulou a decisão de um juiz de instância inferior, que havia recusado suspender a aplicação da nova lei californiana.

A lei impõe às grandes plataformas de mídia social a obrigação de emitir relatórios públicos detalhando suas práticas de moderação de conteúdo, além de fornecer dados sobre o número de postagens ofensivas e como foram tratadas.

Musk processou o estado no ano passado para impedir que a lei entrasse em vigor, alegando que ela violava as proteções à liberdade de expressão garantidas pela Primeira Emenda da Constituição dos EUA.

Nem a equipe jurídica de Musk, nem a procuradoria-geral da Califórnia, que defendeu a medida, responderam imediatamente aos pedidos de comentários sobre a decisão.

O caso de X é apenas um dos muitos desafios legais em torno da autoridade dos estados para regulamentar as empresas de mídia social.

Em maio, a Suprema Corte dos EUA determinou que tribunais de instâncias inferiores revisassem se as leis de moderação de conteúdo de redes sociais no Texas e na Flórida levantavam preocupações com a Primeira Emenda.

No processo movido pela X, o juiz distrital dos EUA, William Shubb, em Sacramento, havia se recusado a bloquear a lei californiana em dezembro, alegando que ela não era “injustificada ou excessivamente onerosa no contexto da lei da Primeira Emenda”.

No entanto, o tribunal de apelações discordou, afirmando que os requisitos da lei eram “mais extensos do que o necessário” para alcançar o objetivo do estado de forçar as plataformas de mídia social a serem transparentes sobre suas políticas de moderação.

O painel ordenou que o tribunal de instância inferior revisasse se a parte da lei referente à moderação de conteúdo poderia ser separada de outras disposições.

Posts Relacionados

Após banimento do X, Bluesky ultrapassa 9 milhões de usuários

Henrique Magalhães

Austrália propõe limitar acesso de jovens às redes sociais: “É uma epidemia”

Henrique Magalhães

Se você tem essa extensão do Chrome instalada, seus dados podem estar sendo espionados – desinstale agora

Henrique Magalhães

Meta é acusada de usar ilegalmente dados de usuários australianos para treinar IA sem consentimento

Henrique Magalhães

Vietnã estuda retomar energia nuclear para garantir segurança energética

Henrique Magalhães

Tune.FM quer pagar artistas 100x mais que o Spotify – Tudo em criptomoedas

Henrique Magalhães

Imagens de satélite revelam possível local de lançamento do novo míssil nuclear da Rússia

Henrique Magalhães

Musk critica duramente plano de lei contra desinformação na Austrália

Henrique Magalhães

Threads facilita compartilhamento com outras redes sociais abertas com novo recurso de link direto

Henrique Magalhães
Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x